domingo, 21 de março de 2010

Manifesto 22 de Março 2010


O que se esperar de uma Universidade Pública, voltada para a área de saúde? O que a população de uma cidade como Divinópolis pode aguardar dos futuros profissionais que estão nessa Instituição? E o que nós, como estudantes, estamos fazendo para termos uma formação de qualidade? São muitos os questionamentos e muitas as respostas.
Alguns podem dizer que devemos apenas seguir as normas, aceitar as dificuldades e respostas dadas pela nossa Universidade, respostas essas insatisfatórias e muitas vezes duvidosas, mas será mesmo que devemos apenas cruzar os braços e aceitar um ensino falho, respostas enganosas? O que vale mais em nossas vidas: apenas um diploma ou uma formação de qualidade?Que formem não apenas enfermeiros, médicos, mas sim pessoas aptas a reconhecer os problemas da cidade que nos acolheu, que possam analisar e criticar de maneira madura e consciente os problemas e respostas dadas pelas autoridades e demais profissionais.
Embasados nesses questionamentos e pensamentos, os discentes do 5º período de enfermagem, resolveram paralisar as atividades a partir do dia 22/03/ 2010. Essa atitude apenas foi tomada após tentativas de diálogos e procura de respostas aos nossos questionamentos. Recebendo em troca sempre respostas duvidosas, enganosas e esclarecimentos falhos por parte da coordenação de enfermagem e diretoria.
Nossas reivindicações não são absurdas ou fora da realidade. Queremos e exigimos apenas que o PIESC não só do 5º período de enfermagem, mas como de todo o campus caminhe de forma satisfatória. Os alunos de enfermagem do 5º período estão desde o início das aulas sem as práticas ligadas a maternidade, alojamento conjunto e pediatria do Hospital São João de Deus. O contrato que deveria ter sido firmado e pensado antes mesmo da entrada de qualquer discente na Universidade está em aberto e a previsão de fechamento deste está duvidosa e incerta. A diretoria, professores e coordenadoria nos dão respostas vagas ou desencontradas.
Essa luta não é apenas de enfermagem, como sabemos todos os campos de PIESC estão comprometidos, PSFs super lotados de alunos, preceptores sem capacitação, espaço físico precário, falta de professores e a incerteza de como será o próximo semestre, são problemas atuais e preocupantes. Por isso, os alunos de enfermagem do 5º juntamente com o CA de enfermagem realizarão na segunda um ato durante todo o dia para mostrar que estamos vigilantes e insatisfeitos com o andamento do PIESC.
Gostaríamos de convidar a todos os discentes da Universidade a se unirem a esse ato, lembrando que apenas seremos fortes quando unidos e que a falta de responsabilidade da diretoria e reitoria de nossa Universidade atinge a todos e teremos os problemas solucionados somente quando mostrarmos que mais do que estudantes de medicina ou enfermagem, somos estudantes universitários conscientes e unidos por uma formação Acadêmica de Qualidade!